O PODER DE UMA RÁDIO CORPORATIVA
A transmissão da informação não é mais monopólio de poucos grupos, ou sequer precisa de uma concessão. No meio à convergência das mídias, o Rádio é o veículo que apresenta as melhores condições par atuar na dimensão do Ciberespaço com excelência na sua comunicação.
O rádio que estamos falando utiliza a mesma linguagem do meio tradicional, somado aos novos recursos de interação, além dos satélites, para transmitir seu conteúdo no Brasil. São plataformas, em forma de dados, redes FTP ou via WEB, que possibilitam o fluxo de informações e difusão de conteúdo de uma Rádio Corporativa.
O poder da linguagem radiofônica, agora pode se aplicar de forma customizada. Nos moldes 24/7, online ou offline. como ferramenta de comunicação interna para empresas. Uma das pioneiras em rádios corporativas é a Rádio Luiza produzida pela Netradio Brasil, desenvolvida para atender as necessidades em comunicação interna de uma das “gigantes” do varejo nacional, o Magazine Luiza. Em outubro de 2010, eleita como a “Empresa que Melhor se Comunica com seus Colaboradores – Prática do Falar” entre mais de 750 empresas que participaram da pesquisa realizada pelo Instituto Great Place to Work.
Nas palavras da Presidente da empresa Luiza Helena: “a Rádio Luiza se consolidou como um veículo imprescindível de fortalecimento da cultura do Magazine Luiza”.
Além das ofertas e promoções, o rádio cumpre seu papel em difundir ações de responsabilidade social junto aos seus colaboradores e clientes. São mensagens sobre qualidade de vida, cidadania, medidas de prevenção para uma boa saúde, notícias da empresa e depoimentos de colaboradores e clientes. Esses depoimentos são colhidos nos estúdios da rádio, ou por telefone para veiculação em toda a rede. Desde o ano de 2004, pelo meio da rádio são compartilhadas as conquistas, desafios, valores e fundamentalmente, a cultura da empresa.
O Rádio, neste contexto, cumpre mais uma vez o seu papel social. Agora com mais força, pois aponta a sua mensagem, para uma audiência extremamente segmentada.
Por estas e outras, podemos acreditar que o “Sr. Rádio” chegará ao seu centenário no Brasil em 2022, como o maior e mais poderoso veiculo de comunicação de todos os tempos.
Prof. Ms. Ricardo Fadul – @ricardofadul
[email protected]