FM aumenta 156% os acessos ao seu aplicativo
Inovações tecnológicas surgem a todo momento, inclusive para as rádios (FM ou AM). Graças aos tablets e smartphones, a distância entre ouvinte e emissora ficou menor e ainda mais dinâmica. Agora, a emissora precisa ser multiplataforma: ter site responsivo, redes sociais, aplicativos, mas o que fazer com tudo isso? Como ter resultados com a internet, onde a concorrência é muito maior? Continue lendo para conhecer um case de sucesso de uma rádio que alcançou ótimos resultados depois de ter criado uma estratégia para o app:
A rádio
A Itapoan FM foi fundada em 1977 e está localizada em Salvador/BA. Sua programação é popular, tocando sertanejo, axé, pagode, samba, entre outros. Também faz parte do dia a dia da rádio transmitir shows e jogos de futebol.
O app pelo app
A Itapoan FM já tinha um aplicativo nas lojas Google Play e App Store. Era um aplicativo simples, com streaming de áudio, redes sociais e contatos. A divulgação era pouca, praticamente apenas no site da emissora, e falada no ar raras vezes.
O app com estratégia
A Itapoan decidiu melhorar o aplicativo. Contratou um que tivesse mais recursos, em que pudessem ter mais interatividade com os ouvintes. Agora, o aplicativo conta com dados do ar, streaming de vídeo, notícias e notificação por push. Em paralelo, foi feito uma campanha massiva de divulgação no ar, site e redes sociais.
Quais foram as principais mudanças?
As mudanças foram muitas, mas as principais foram:
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A campanha massiva de divulgação, que gera downloads;
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O aplicativo com recursos que levam o ouvinte a querer acessá-lo diariamente, como notícias.
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Notificações por push: envio de mensagens para lembrar os ouvintes que está começando o show, o jogo, o programa especial. Se eles não tinham motivo para acessar o app, agora tem.
Quais foram os resultados?
A Itapoan FM conseguiu aumentar em 50% os downloads do aplicativo, mas o mais expressivo foi o crescimento de 156% no número de acessos mensais, o que os levou a oferecer anúncios no app para os clientes.
O trabalho não acaba aí. Segundo Carlos Oliveira, programador e locutor da rádio, “estamos intensificando a divulgação do app a todo momento aqui na rádio, no ar, redes sociais e nas transmissões exclusivas de shows. Vamos fazer uma campanha para lançar o recurso promoções, que já adquirimos, mas ainda não estamos utilizando”.
Então, mãos à obra!
Por Vanessa Calixto da Cadena