Rádio ressurge na era digital
Essas foram algumas frases que usei durante o ll live realizado na terça-feira, 9, no canal do Facebook. Tal afirmação, feita há uns 10 anos, colocaria qualquer um internado em manicômio. Tanto o rádio como jornais, revistas e todos os veículos de comunicação (inclusive a própria TV), devem investir nesse novo conceito de comunicação multiplataformas. O ideal é ter imagem de qualidade e conteúdo próprio, mas o primeiro passo tem que ser dado, usando o Live do Facebook com celular ou câmera boa e uma internet, se possível, excelente.
O grande exemplo a ser seguido é da rádio 98 Live, de Belo Horizonte – pioneiro nesse segmento –, ou de outros programas como: ‘Morning Show’, ‘Pânico’, ‘Esporte em Discussão’, ‘Pingos no Is’ e ‘Radioatividade’ da Rede Jovem Pan. Já faz alguns anos que o rádio concorre de forma desleal com outras plataformas e aplicativos. Adotar essa nova tecnologia, faria com que o maior e um dos mais dinâmicos meios de comunicação se reerguesse. Agora é a hora do rádio se reinventar.
A Live 98 FM é emissora de rádio multiplataforma e transmite, há quase um ano, o seu conteúdo ao vivo simultaneamente em três suportes diferentes de comunicação: rádio, web e televisão, por meio da BH News, canal 9 da NET. Pela internet ou smart TV, basta acessar 98live.com.br.
Todos os programas da rádio são captados por quatro câmeras remotas de alta definição instaladas no estúdio, permitindo que as pessoas não só ouçam como também vejam os locutores e artistas – com direito a caracterização dos personagens. Mais do que a filmagem dos profissionais, a plataforma permite o uso de imagens das mais diferentes formas.
No ‘98 Futebol Clube’, por exemplo, os lances polêmicos das partidas são usados, assim como são feitos videoclipes para as tradicionais músicas bem-humoradas sobre derrotas e vitórias dos times mineiros.
Interatividade
O ouvinte, que já participava com informações e opiniões via telefone e redes sociais, também pode contribuir com material audiovisual e ser colaborador da 98 Live. Além de enviar vídeos pelo WhatsApp, tem a participação ao vivo dos programas por meio do Skype. Esse é um projeto ousado e pioneiro no Brasil, que consegue abarcar três meios de comunicação diferentes com o mesmo conteúdo ao vivo.
Para quem quiser continuar ouvindo a 98FM pelo rádio, nada mudará. A empresa continua apostando na linguagem que a faz ser diferente de todas as outras presentes no dial: bate-papos no estúdio que envolvem humor, notícias, futebol e campanhas sociais, segundo o diretor da 98FM, Rodrigo Jacques Carneiro na época da inauguração.
Um dos grandes trunfos desse projeto é fazer com que tanto o departamento comercial, como o de marketing das emissoras ofereçam pacotes e ações diferenciadas aos seus anunciantes, que agora passam a ser vistos e não só ouvidos, como antigamente. Esse anúncio pode ocorrer durante os programas, com testemunhais e a marca da empresa ao fundo nos telões ou nos intervalos, uma ótima saída para aumentar as vendas e o investimento na emissora/multiplataforma.
E viva o novo rádio!
Por anderson Cheni
(*) Jornalista. Editor do blog Cheni no Campo, apresentador e comentarista da RIT TV, comentarista esportivo do Portal Terra e colunista de esportes da Nossa Rádio FM. Com mais de 20 anos de atuação na cobertura esportiva, soma passagens por emissoras de rádio de Mato Grosso e Capivari (SP). Em São Paulo, trabalhou nas rádios Record, Capital, Globo e CBN e nas TVs Sky e Rede Brasil. Foi editor-chefe do extinto jornal O Fiel.