THE CONTENT IS KING
AlThingsD recentemente publicou um artigo que PAUL GOLDSTEIN escreveu sobre a mudanças tectônicas que estão acontecendo na radiodifusão. Agora no ponto de vista do cenário das rádios nos Estados Unidos.
Award winning audience development executive Paul Goldstein has directed programming and developed original content propelling local and network properties to market leading ratings in New York, Los Angeles, Chicago, San Francisco and Dallas. He specializes in creating original content hosted by celebrities including Academy Award nominee Frank Langella, Grammy winners Don Henley, Al Jarreau and Ramsey Lewis and Grammy nominee Brian McKnight as well as many other celebrated artists during his 25+ year career. His company PG Audience Development creates breakthrough, original content for new media companies, celebrities, brands and radio groups.
Paul Goldstein:
“Essa mudança radical, só é agravada na área da Baia de São Francisco, uma vez que esta no epicentro da transformação de mídias de áudio. A área da baía é a base de Startups de Internet rádio: Pandora, iTunes radio, Stitcher, Tunein, Rdio e outros que estão conduzindo o período mais avassalador da mudança, que a indústria de rádio nunca viu – maior que a investida da televisão ou a audiência em massa na transição de AM para FM. 147 milhões de americanos agora ouvem rádio on-line, e esse número é projetado para continuar crescendo em ritmo acelerado.
Antes de rádio online, as emissoras tinham um monopólio na distribuição. Mas agora que qualquer um pode começar sua própria estação de rádio com um orçamento pequeno, há uma debandada para o novo território, na esperança da construção de poderosas marcas de mídia de áudio no século XXI.
No entanto, para os radiodifusores, os conteúdos mais inovadores, não são desenvolvidos e produzidos por eles.
Há exceções, particularmente na rádio pública, onde as organizações da “National Public Radio” estações de renome, tais como KCRW, em Santa Monica, WBEZ em Chicago e KPLU em Seattle, criaram originais 24/7(vinte e quatro horas e 7 dias da semana), com formatos on-line separados de suas principais ofertas de FM. Surpreendentemente. Em São Francisco, as emissoras não desenvolveram extensões de marca da mesma forma que as referidas estações fizeram. KCRW criou duas estações on-line acessíveis no site deles: “Eclectic24” e “News24” oferecendo versões de difusão seletiva (específica) dos dois gêneros (notícias e música eclética), que são misturados na sua estação FM para que os ouvintes possam obter o que quiserem, quando querem. WBEZ em Chicago, criou também uma estação paralela on-line chamada Vocalo.org, que credita como “próxima geração de mídia pública de serviço que conecta-se com o público mais jovem, culturalmente diversificado através da música, histórias e formação”. E a KPLU em Seattle, uma estação dupla com notícia e jazz no formato que oferece um 24/7 jazz de único formato on-line com a estação “Jazz24”.
Algumas estações da Bay Area, tais como estações públicas KQED e KPFA oferecem conteúdo on-demand em seus sites, mas não separados, nos formatos 24/7. A maioria dos programadores de rádio, são pagos em bônus com base em avaliações de seus programas nas estações AM ou FM. Enquanto este tipo de bônus de desempenho é igualmente importante para os programadores serem incentivados a criar novos canais. Oferecendo assim, extensões de marca em programações originais 24/7. As empresas estão dispostas a fidelizar seus públicos existentes, a fim de expandir a sua quota de mercado. Se não o fizerem, alguém o fará.
As lições para as emissoras de rádio no Brasil são claras. Precisam estar dispostas a fidelizar seu público ouvinte através da criação de novas propriedades de rádio online, com conteúdo exclusivo e original. E devem priorizar a construção de sua presença nas redes sociais.
Executivo de desenvolvimento de audiência premiada, Paul Goldstein tem criado conteúdo inovador para novas empresas de mídia, celebridades, marcas e grupos de rádio. Encontre mais informações em seu site TheContentIsKing.com e visite a sua estação de jazz on-line TheJazzGroove.com