TV digital e migração do rádio AM são destaques na abertura do 27º Congresso
Radiodifusores de todo o Brasil participaram da cerimônia de abertura que marcou o início do 27º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, considerado o maior congresso de rádio e TV do país. Mais de 1,1 mil pessoas lotaram o Centro de Convenções Brasil 21, nesta terça-feira (6), em Brasília.
No discurshttp://radioenegocios.com.br/wp-admin/post.php?post=7323&action=edito de abertura, o presidente da Abert, Daniel Slaviero, lembrou os principais desafios do setor. Ele destacou que o processo de desligamento do sinal analógico está se mostrando muito mais complexo que o previsto. “Quero deixar claro que não estou defendendo que o sinal analógico não seja desligado. O que a Abert quer é que o cronograma seja reavaliado diante da conjuntura atual”, ressaltou.
Slaviero ainda destacou a importância da flexibilização da Voz do Brasil e da definição dos preços de outorga com a migração do AM para FM. “Se esse valor for proibitivo, todos os esforços desses dois anos cairão por terra”, disse.
O recém empossado ministro das Comunicações, André Figueiredo, em seu primeiro discurso aos radiodifusores, apontou quais serão as prioridades da pasta. A principal delas, segundo Figueiredo, é definir a tarifa da migração da rádio AM. “Teremos o discernimento necessário para conseguir uma tarifa justa para não afetar as mais de 1.300 emissoras que já manifestaram interesse na migração”, disse.
Sobre o sinal analógico, o ministro reconheceu ser um assunto “que pode precisar de ajuste no cronograma”. “Nós faremos qualquer tipo de ação para dialogar incansavelmente com todos os setores. Nenhuma decisão será tomada sem discutir exaustivamente com os radiodifusores”, enfatizou.
Num discurso bastante aguardado pelo público presente, a presidente Dilma Rousseff ressaltou a importância do desligamento do sinal analógico e garantiu que o governo tem se esforçado para desburocratizar os processos de outorga.
“Eu determinei que o ministro André Figueiredo mantivesse esse tema como prioridade”. Já sobre o desligamento do sinal analógico, ela enfatizou a necessidade de garantir que pelo menos 93% dos domicílios estejam aptos a utilizar o sinal digital. Para isso acontecer, mais de 11 mil geradoras e retransmissoras do país precisam ser atualizadas, disse ela.
Também discursaram na cerimônia o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.
O 27º Congresso continua nesta quarta-feira (7) com os painéis de debates. O primeiro, que terá como palestrante o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, tem início previsto para as 9h.
Fonte: Abert