Sam Matteny, Executive Vice President e Chief Technology Officer da NAB, afirma que o iPhone 8 tem sim chip para receber FM.

 

Nos últimos meses, o Sudeste dos EUA, Porto Rico e as Ilhas Virgens dos EUA foram derrubados pelos furacões Harvey, Irma e Maria. Os incêndios na Califórnia foram igualmente devastadores. Essas tempestades e incêndios causaram estragos nas redes de comunicação e desafiaram a capacidade dos funcionários de segurança pública para obter informações de segurança para os residentes afetados.

 

Numa época em que muitos americanos passaram a confiar em seus smartphones, as quedas de celulares maciças sofreram do Texas para a Flórida em uma escala ainda maior do que na Superstorm Sandy há cinco anos, e a Califórnia também sofreu grandes interrupções em locais-chave. Em Porto Rico e nas Ilhas Virgens, pode levar semanas e até meses para restaurar o serviço de celular por causa do dano à rede elétrica. Este foi um lembrete doloroso da necessidade de uma infraestrutura de comunicação redundante e penetrante, especialmente em tempos de desastre e emergência.

 

Rádio, televisão, celular, satélite e outras redes de comunicação têm um papel a desempenhar em uma crise. Na sequência dessas tempestades, surgiu uma discussão apaixonada sobre a ativação do rádio FM em smartphones – e, especificamente, o iPhone da Apple -. Esta discussão foi iniciada por aqueles mais afetados por Irma quando o South Florida Sun-Sentinel editou sobre o assunto e o senador Bill Nelson da Flórida pediu a ativação de chips de FM em smartphones. O presidente da FCC, Ajit Pai, também emitiu uma declaração pública pedindo que a Apple ativasse chips de FM para promover a segurança pública e a Comissária da FCC, Jessica Rosenworcel, também pesava com o apoio dela.

 

Houve um bom número de técnicos de ida e volta desde essas chamadas para “iluminar o chip”, e esse é o meu esforço para tentar definir o recorde.

 

Aqui está o BLUF – Bottom Line Up Front

A Apple criou e ofereceu um maravilhoso aplicativo de FM no seu iPod Nano por muitos anos. Eles sabem como fazer o FM trabalhar e funcionar bem em seus dispositivos móveis. A Apple até escreveu seu próprio aplicativo Nano que permite ao usuário pausar o rádio ao vivo e armazenar até 15 minutos de conteúdo.

 

No entanto, a Apple escolheu especificamente não oferecer essa funcionalidade em seu iPhone. Na verdade, a Apple desativou os chips de FM apesar de a capacidade estar disponível no módulo de comunicação dentro do iPhone. Isso significa que o iPhone 8 tem sim chip para receber FM, mas outros desenvolvedores de aplicativos não podem oferecer aplicativos de FM também.

 

O CEO da Apple, Tim Cook, vem da Mobile, Alabama e frequentou a Auburn University. O celular foi afetado por pelo menos 10 furacões diferentes desde 1969 e isso foi anterior a Nate, o que provocou uma onda de tempestades de quase seis pés e inundações, então eu tenho que acreditar que o Sr. Cook tem uma apreciação pessoal pelo dano que essas tempestades podem infligir . Nós o convidamos e a Apple para reconsiderar a ativação do rádio FM nos iPhones, pois sabemos que o Iphone 8 tem sim chip para receber FM e estamos prontos para trabalhar juntos para habilitar este importante serviço.

 

Aqui estão os detalhes

O recurso FM está no iPhone

Os relatórios de demolição de várias empresas de pesquisa indicam que o iPhone já usou um módulo de comunicação que suporta três redes sem fio principais: WiFi, Bluetooth e rádio FM. A NAB está comissionando relatórios da ABI Research nos smartphones mais vendidos desde 2012. No último relatório que recebemos , o iPhone era o único smartphone que não tinha o FM ativado em pelo menos uma grande operadora dos EUA.

 

A Apple desabilita deliberadamente a FM

A Apple escolheu usar apenas os aspectos WiFi e Bluetooth do módulo de comunicação. Eles admitiram tanto para todos os telefones através da série iPhone 6, em que ponto eles afirmam que a capacidade FM foi removida das séries 7 e 8. No entanto, os relatórios de rasgamento indicam que o iPhone 8 tem sim chip para receber FM da mesma família de chips 4357, cujo fabricante Broadcom afirma claramente que inclui um núcleo de rádio FM integrado . Você pode verificar esses relatórios independentes de rasgamento que confirmam que o iPhone 8 tem sim chip para receber FM:

  • Pesquisa ABI
  • TechInsights iPhone 8 relatório de rasgo
  • iFixIt iPhone 8 tear-down
  • Artigo do EE Times iPhone 8
  • Artigo do Barron’s iPhone 8
  • Artigo Gigazine iPhone 8

A Apple propositalmente não conecta a antena

Enquanto o módulo de comunicação possui capacidade de FM, ele também deve ter acesso a uma antena para receber esse sinal. Isso geralmente é feito através do fio para seus fones de ouvido. Mais uma vez, a Apple permite a antena do Nano, por isso tem a experiência e a experiência para tornar a capacidade de rádio FM funcionar. E de um ponto de vista competitivo, outros fabricantes de smartphones mais vendidos, como Samsung, LG e HTC, habilitaram a recepção de rádio FM nos EUA e em todo o mundo.

 

Este é um problema global

O rádio FM é um padrão global da mesma forma que WiFi e Bluetooth. Essa é uma das razões pelas quais os fabricantes de chips combinam os três recursos em um único módulo. Ele pode e deve ser ativado em todos os lugares. A Apple cria SKUs de produtos globais para seus produtos, então ele se encaixa muito bem com seu modelo de produção. Outros fabricantes de telefones inteligentes também estão fazendo isso .

 

Isso não é NAB vs Apple

Vários meios de comunicação, políticos e reguladores levantaram a questão na sequência dos recentes furacões. Nós certamente somos uma festa interessada e acreditamos que a Apple e seus clientes se beneficiem de “iluminar as fichas” nos futuros iPhones. NAB não está sozinho – órgãos nacionais e internacionais, governos e instituições compartilham a nossa crença na importância dos chips de rádio FM ativados em smartphones:

  • União Internacional de Telecomunicações
  • Instituto Federal de Telecomunicações do México
  • Antigo administrador da FEMA Craig Fugate
  • Relatório CSRIC V

O “know-how” da Apple

A Apple é uma empresa bem sucedida e, como evidenciado pelo seu produto Nano, sabe como fazer o rádio FM bem. A ativação das capacidades de FM em seus telefones seria simples para que eles conseguissem se quisessem, e eu acredito que seria apoiado pelos consumidores, já que o iPhone 8 tem sim chip para receber FM.

 

Aqui é porque importa

  • As pessoas se voltam para o rádio em tempos de crise. Nos dias que se seguiram ao furacão Harvey, o NextRadio, o popular aplicativo de rádio FM em smartphones Android, viu um aumento de 160% na escuta.
  • Durante o Irma, o uso do NextRadio foi ainda maior. Somente na área de Fort Myers, a audiência aumentou 1,127% em relação ao dia médio.
  • Em Porto Rico, continuam a ocorrer interrupções generalizadas do serviço celular após a tempestade, deixando muitos residentes sem acesso a informações vitais.
  • O ministério das comunicações japonês relata que o rádio foi a principal fonte de notícias do dia do terremoto e tsunami japoneses.
  • O rádio FM consome cerca de cinco vezes menos bateria do que a transmissão, por isso é muito amigável com bateria, o que é especialmente importante em tempos de longas interrupções de energia e má comunicação.
  • O rádio FM em smartphones é gratuito e está disponível para todos, independentemente do seu plano de dados.
  • A FEMA designou estações de rádio que operam instalações de transmissão especialmente endurecidas como a principal fonte de informações de emergência inicial para que possam ser o serviço de linha de vida que todos possam depender.
  • Durante os incêndios da Califórnia, houve relatos sobre problemas generalizados com o sistema de alerta de emergência sem fio (WEA) para dispositivos móveis, que deixou muitos residentes sem informações críticas sobre o perigo de aproximação rápida.

Fundo

A NAB congratula-se com a oportunidade de colaborar com a Apple, mesmo que a Apple não precise da nossa ajuda de uma perspectiva de engenharia. O iPhone da Apple é um dispositivo fenomenal e faz tantas coisas bem. Esperamos que reconheçam que ativar a capacidade de FM tornaria ainda melhor para todos os seus clientes ao redor do mundo, afinal o iPhone 8 tem sim chip para receber FM.

 

Por Sam Matheny da NAB


O Gired (grupo responsável pela implantação da TV digital no Brasil) se reúne hoje (23) para decidir se Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES) terão a data do desligamento do sinal analógico mantida para a quarta-feira (25). A decisão depende do resultado da pesquisa do Ibope, que será divulgada na reunião: pelo menos 90% dos domicílios devem estar aptos a receber a televisão aberta digital, como exigido pelo Ministério das Comunicações.

 

De acordo com a última pesquisa, do dia 28 de agosto, Vitória estava com 80% de digitalização e Rio de Janeiro, com 76%.

 

Atualmente, cerca de 73% das 182 mil famílias do Espírito Santo beneficiárias de programas sociais do governo federal com direito a receber os kits digitais gratuitos, com conversor, antenas e cabos, já retiraram o benefício. No Rio de Janeiro, as retiradas estão em 69% de quase 1,3 milhão de kits que deverão ser entregues.

 

“O Rio de Janeiro, em especial, teve um crescimento surpreendente na digitalização, mas ainda é um grande desafio. Nossos associados, aliados à Seja Digital (empresa responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), estão trabalhando vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, pois a capital carioca e cidades vizinhas são o segundo mercado brasileiro de televisão. Mas nossos esforços não terminam aí, pois as cidades do interior de São Paulo com desligamento marcado para 29 de novembro, que são Ribeirão Preto, Campinas, Franca, Santos e Vale do Paraíba, têm nos preocupado pela baixa quantidade de agendamentos e entregas do kits digitais. Isso tem impactado as pesquisas de digitalização, que mostram a necessidade de aumentar esforços para alcançar a porcentagem mínima exigida pelo MCTIC”, afirma o diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik.

 

Na última pesquisa do interior de São Paulo, realizada pelo Ibope em 24 de setembro, Ribeirão Preto estava com 76% de residências aptas a receber o sinal digital, Campinas com 80%, Franca com 69%, Santos com 83% e Vale do Paraíba com 78%. A entrega dos kits digitais ainda não chegou a 50% em nenhuma dessas regiões.

 

“A distribuição dos kits no Brasil é um desafio logístico. Até o final de 2017, serão entregues quase 4 milhões de kits. Até agora, já agendamos 69% e entregamos 67% da meta do ano de 9 milhões”, afirma Antonik.

 

TVs de MG precisam de atenção

Em Belo Horizonte (MG) e outras 38 cidades mineiras, o desligamento do sinal analógico de TV está próximo de acontecer, em 8 de novembro. Enquanto a digitalização caminha bem – 81%, segundo a pesquisa do Ibope de 11 de setembro -, as emissoras ainda são a preocupação. Grande parte das TVs das cidades que serão desligadas ainda não está pronta para transmitir o sinal digital.

 

A digitalização das emissoras exige enorme esforço de engenharia, mas, principalmente grandes investimentos de capital. Como muitas retransmissoras são de propriedade de prefeituras municipais, a maioria dessas não tem nenhum dos dois requisitos mencionados”, ressalta o diretor geral da ABERT.

 

PR, SC e RS terão novidade

Hoje (23), também será revelado o resultado da primeira pesquisa do Ibope para Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e regiões metropolitanas. O desligamento nesses locais está marcado para 31 de janeiro de 2018.

 

Vídeos gratuitos alertam sobre desligamento

A ABERT preparou uma série de vídeos sobre o desligamento do sinal analógico de TV para ajudar as emissoras a cumprir as determinações do MCTIC e alertar a população sobre o processo que está por vir. As TVs podem veicular em sua programação cinco vídeos com download gratuito que explicam o que deve ser feito para que a TV aberta, única a oferecer ao telespectador notícias, serviços e entretenimentos gratuitos, tenha o sinal digital, com melhor qualidade de imagem e áudio.

 

As animações de 30 segundos cada esclarecem sobre a necessidade de adquirir um conversor digital, instalar a antena corretamente, e como as famílias que participam de programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família ou o Minha Casa Minha Vida, podem receber um kit gratuito. Para obter mais informações, basta ligar para 0800 940 2104.

 

As emissoras associadas da ABERT que tenham interesse em realizar eventos, feirões e promoções, podem entrar em contato com a Associação pelo número (61) 2104.4613 ou pelo email [email protected].

 

Temos muitas ideias e experiências que podemos compartilhar com os radiodifusores”, conclui Antonik.

 

Patrulha e Feirão Digital

A Patrulha Digital visitará o Bairro Padre Gabriel, em Cariacica (ES), no sábado (20). O projeto é uma iniciativa da Seja Digital e conta com a participação de alunos voluntários que recebem instruções e treinamento para levar informações à população sobre o desligamento do sinal analógico de TV e a migração para o sinal digital.

 

Vila Velha (ES) teve Feirão Digital no sábado (20) e domingo (21), no Shopping Boulevard. Essa foi a terceira edição na cidade. Até agora, foram mais de 50 mil kits digitais vendidos e filas de pessoas esperaram a abertura dos feirões.

 

No Rio de Janeiro (RJ), aconteceram 15 Feirões Digitais neste fim de semana em shoppings e calçadões da cidade. Os eventos são promovidos para estimular a compra de kits digitais a preços competitivos e melhores condições de parcelamento para a população.

 

Além do Mercadão de Madureira, calçadões de Campo Grande, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, shoppings São Gonçalo, Grande Rio, Caxias e Bangu, o Feirão Digital vai acontecer em outros sete novos locais: Itaboraí, Piabetá, Queimados, Belford Roxo, Niterói, Santa Cruz e Itaguaí.

 

Nos feirões, foi possível, também, visitar os stands informativos da Seja Digital para tirar dúvidas e saber mais sobre os kits digitais gratuitos distribuídos para beneficiários de programas sociais do governo federal.

 

Com informações da Abert

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) colocou em consulta pública, nesta quarta-feira (18), a proposta de decreto de políticas de telecomunicações. O documento faz uma revisão do marco regulatório do setor, atualizando a legislação para alinhá-la às transformações tecnológicas, econômicas e sociais que ocorreram desde a promulgação da Lei Geral de Telecomunicações, em 1997. A proposta coloca a banda larga no centro da política pública de telecomunicações nacional, o que inaugura uma nova etapa das telecomunicações no país.

 

Chegou o momento de fazermos os necessários aperfeiçoamentos das políticas públicas de telecomunicações. Vamos iniciar a nova etapa das telecomunicações no Brasil”, afirmou o ministro Gilberto Kassab, durante a cerimônia de lançamento da consulta pública.

 

Segundo ele, a criação de um novo decreto, a formulação de políticas e o novo cronograma de ações são essenciais para o Brasil continuar avançando no setor. “Ao final deste processo, teremos a apresentação de um trabalho coroado de êxitos e que vai corresponder às expectativas de todos.”

 

Para Kassab, o decreto representa a ratificação, pelo governo, de um programa que é referência no Brasil. “Se existe uma política pública que deu bons resultados ao longo dos últimos 30, 40 anos foi aquela em prol do setor de telecomunicações.”

 

Novo decreto

O decreto submetido à consulta pública substitui outros três decretos atualmente em vigor, reunindo num único instrumento as diretrizes regulatórias para a expansão de serviços de banda larga e inclusão digital no país. O documento revoga o Decreto nº 4.733/2003, que dispõe sobre as políticas públicas de telecomunicações; o Decreto nº 7.175/2010, que instituiu o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL); e o Decreto nº 8.776/2016, que criou o Programa Brasil Inteligente, uma nova etapa das telecomunicações  de expansão do PNBL com ações para a universalização do acesso à internet e o aumento da velocidade média da banda larga fixa no país.

 

A íntegra do decreto estará disponível para contribuições até as 12 horas do dia 17 de novembro, no link http://www.cgee.org.br/ConsultaPublicaTelecom.

 

O documento tem 18 artigos e está estruturado em objetivos gerais; objetivos específicos para telecomunicações; objetivos específicos para o desenvolvimento tecnológico; competências do MCTIC; diretrizes para a política de inclusão digital, Anatel, Telebras; aplicação de recursos públicos para a implantação da banda larga e cidades inteligentes; e disposições finais.

 

Depois de receber sugestões da sociedade, do setor produtivo e da comunidade acadêmica, o MCTIC vai formular a proposta final de decreto, que será enviada à Presidência da República.

 

Durante o lançamento da consulta pública, o secretário de Telecomunicações do MCTIC, André Borges, ressaltou o objetivo de levar banda larga para todo o país, principalmente para as localidades que ainda não contam com o serviço. “Existe um imperativo relevante de levar a conexão à internet, com redes de transporte de qualidade, a todos os municípios”, disse, lembrando que 40% dos municípios brasileiros ainda não estão conectados à rede.

 

O secretário explicou ainda que o documento consolida e atualiza a regulamentação existente a nova etapa das telecomunicações. Segundo ele, o cenário que determina essa revisão é o declínio no interesse pelo serviço de telefonia fixa e a proximidade do fim das concessões do serviço, previsto para 2025. “Vivemos uma época de convergência tecnológica, em que os serviços não são mais prestados de forma segmentada. Havendo uma capacidade de oferta de banda larga, todos os serviços são possíveis.”

 

André Borges acrescentou que o decreto também estabelece as prioridades de investimentos, públicos e privados, para expansão da infraestrutura de telecomunicações por meio de fibra óptica, rádio e satélite.  Ele citou ainda algumas das ações previstas na nova política, como a implantação do 4G em todas as sedes de municípios e localidades com densidade populacional relevante, além da expansão do programa Cidades Inteligentes.

 

Para o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, a revogação dos três decretos, consolidados e atualizados em um novo documento, é a possibilidade de correção histórica. “Uma política pública, para ter efeito prático, precisa estabelecer objetivos e diretrizes para que a agência possa implementá-los e o setor tenha o ganho necessário.”

 

Já o presidente da Telebras, Maximiliano Martinhão, afirmou que a legislação atual do setor de telecomunicações não reflete o que a sociedade vem demandando, que é o acesso à banda larga. “É importante colocar a banda larga no centro da política de telecomunicações. Essa iniciativa terá o apoio da Telebras, na construção das grandes redes de dados e da infraestrutura de suporte às redes já em operação no Brasil.”

 

Investimentos

Em entrevista aos jornalistas, o ministro Gilberto Kassab alertou para a necessidade de aprovação do PLC 79, em análise pelo Congresso Nacional, e para a criação de uma lei que impeça o contingenciamento dos recursos do Fust. “Não há setor que goste de ser contingenciado. Desde o início dessa lei, a gente convive com esse contingenciamento. A modernização do sistema de telecomunicações no Brasil é capenga. Falta uma perna, que é a perna dos recursos do Fust. Quando foi feita a lei, o setor contava com esses recursos. Por outro lado, em alguns momentos, o Brasil teve uma crise econômica difícil, como é hoje. Felizmente, o Brasil já está saindo dessa crise.”

 

Com informações da Ascom/MCTIC

Foto Ascom/MCTIC

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente Michel Temer, traz mudanças importantes nas campanhas realizadas nos meios de comunicação. Uma delas é a liberação parcial de propaganda eleitoral paga na internet. O tema levanta reflexões de especialistas na área de tecnologia e comunicação.

 

Conforme a reforma, é “vedada a veiculação de qualquer propaganda eleitoral paga na internet, excetuado o impulsionamento de conteúdos”. Essa alternativa é permitida apenas quando o autor for identificado e se o serviço for contratado por partidos, coligações, candidatos e representantes. O uso deste recurso, contudo, não pode ser feito em dia de votação.

 

Ainda de acordo com o texto, é proibido usar ferramentas que não aquelas disponibilizadas pelo provedor “para alterar o teor ou a repercussão de propaganda eleitoral, tanto próprios quanto de terceiros”.

 

O provedor deve manter canal de comunicação com os usuários e pode ser responsabilizado por danos causados pela publicação impulsionada se houver decisão judicial pela retirada e ela não for cumprida.

 

Essa novidade amplia os instrumentos de divulgação para as campanhas em relação aos existentes hoje. Pela legislação atual, um candidato pode manter um site, desde que com endereço eletrônico informado à Justiça Eleitoral e hospedado em provedor estabelecido no Brasil. Também é permitido o envio de mensagens eletrônicas, como e-mails ou mensagens no Whatsapp, além de publicações nas redes sociais.

 

Redes Sociais e eleições

Segundo a pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet, 58% dos brasileiros estão conectados à internet. De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, realizada pelo Ibope a pedido do governo federal, metade dos pesquisados afirmou se informar pela internet. O meio é o segundo mais popular para a busca de notícias, ficando atrás apenas da TV, mencionada por 89% dos entrevistados. A principal rede social usada pelos brasileiros, o Whatsapp, informou em maio deste ano ter cerca de 120 milhões de usuários no Brasil.

 

Para o professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e coordenador do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic), Fábio Malini, as redes sociais vêm sendo elemento relevante nas eleições em diversos países (como Espanha, Reino Unido e Estados Unidos) e não será diferente no Brasil em 2018. Com a possibilidade de impulsionamento de conteúdo aberta pela reforma eleitoral, os candidatos poderão manter estratégias de propaganda mais sofisticadas.

 

O papel mais central das redes sociais será a direção exata da propaganda política que não se tinha antes. Mesmo com ambiente digital, se partia do pressuposto de que o usuário tinha que ir até a página, fazer a busca. Pela primeira vez vai se poder trabalhar uma propaganda para um território, faixa etária, profissão. Essa experiência de ir no foco publicitário é algo que a gente vai ter de forma forte nas próximas eleições”, destaca Malini.

 

Riscos

Na avaliação do professor da Universidade Federal do ABC, Sérgio Amadeu, a medida é problemática porque beneficia candidaturas com mais recursos. Para além do impulsionamento implicar gastos, estes vão se tornar cada vez maiores, aumentando o obstáculo financeiro dos candidatos com menos estrutura. Isso porque o impulsionamento se dá pela forma de “leilão”. Ou seja, o preço para conseguir ampliar o alcance de um “post” aumenta conforme a demanda. Em uma eleição, com diversos candidatos tendo apenas o Facebook como canal pago na internet, a tendência é que esse custo seja cada vez maior.

 

A postagem de um candidato com menos dinheiro vai atingir menos de 1% dos seus seguidores, enquanto candidatos com muito dinheiro e que já aplicam no Facebook vão poder fazer uma campanha de maior alcance, o que dará uma visão distorcida”, argumenta o professor, que também é membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI-Br).

 

Muitos eleitores terão a falsa impressão de que aquele candidato é relevante, popular e bem visto quando comparado a outros invisíveis, quando na verdade ele só aparece em sua “timeline” porque pagou para que isso acontecesse e grande parte das suas interações positivas podem ser falsas, produzidas por “chatbots”, isto é, perfis artificiais que simulam conversas e interação”, acrescenta Sivaldo Pereira da Silva, professor da Universidade de Brasília e coordenador do Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política (CTPol).

 

Para Renata Mielli, jornalista e coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, a abertura de propaganda eleitoral paga na internet, privilegia os anúncios em somente uma plataforma, o Facebook, e impede que candidatos optem por propaganda eleitoral paga na internet em outros sites ou canais. “Criar distinção entre esses espaços não é compatível com uma postura mais equilibrada e democrática dentro das regras do jogo eleitoral”, defende.

 

Mielli acrescenta que há o problema da falta de transparência na disseminação dos conteúdos publicados. “O Facebook seleciona o que as pessoas visualizam na ‘timeline’ por meio de algoritmos e isso não é transparente. Isso pode gerar uma invisibilidade de candidatos com menos recursos enquanto outro serão privilegiados”, alerta.

 

Facebook

A Agência Brasil entrou em contato com o escritório do Facebook no Brasil. Mas a empresa informou que não dispunha de uma posição oficial sobre a reforma eleitoral.

 

Com informações da Agência Brasil

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou proposta que disciplina a cobrança de valores às emissoras de rádio e de tv comerciais que forem autorizadas a ampliar o nível de potência das suas estações.

 

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Milton Monti (PR-SP), ao Projeto de Lei 3618/15, do deputado Takayama (PSC-PR).

 

O relator optou por incluir a mudança na legislação no Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei 4.117/62), enquanto o autor propôs uma lei em separado.

 

Segundo o texto, o cálculo para cobrança de valores do encargo referente à ampliação do nível de potência da emissora será realizado com base em metodologia elaborada e publicada pelo Poder Concedente, que levará em consideração os seguintes critérios:

população do munícipio de outorga;

modalidade do serviço de radiodifusão, quanto ao tipo de transmissão e tipo de modulação;

potência irradiada atual da emissora;

potência irradiada pretendida pela emissora;

índices que reflitam a capacidade financeira do sistema local de radiodifusão e a realidade econômica e social da localidade da outorga.

 

Ainda conforme a proposta, a regulamentação dessa metodologia deverá ser objeto de consulta pública e poderá dispor sobre casos de dispensa de pagamento. O texto reduz o prazo de pagamento para até 24 meses e permite à emissora ajustar o nível do sinal do seu transmissor imediatamente após o deferimento da solicitação de aumento da potência.

 

O projeto original permite o pagamento dos encargos em até 120 meses.

 

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Com informações da Agência Câmara de Notícias


Cerca de 500 pessoas participaram do 1º Seminário Internacional de Jornalismo ESPM/Columbia, em São Paulo (SP), na segunda-feira (9) que debateu o papel da imprensa. O evento reuniu nomes importantes das esferas pública e privada, como o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, o reitor da Columbia Journalism School de Nova Iorque (EUA), Steve Coll e o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo.

 

O papel da imprensa para o exercício da democracia e do desenvolvimento, os desafios do jornalismo impresso e jornalismo investigativo foram alguns dos assuntos abordados nos painéis.

 

Ayres Britto abriu o ciclo de palestras e falou sobre “O papel da imprensa para o exercício da democracia e do desenvolvimento”. Ele reforçou a relação entre imprensa e democracia ao discutir a Constituição Brasileira e destacou a necessidade de defender a liberdade de imprensa no país.

 

Essa Constituição tratou com apreço, carinho e atualidade a imprensa brasileira. A liberdade de imprensa aqui (Constituição) é digna de elogio pelo mundo afora. Ela tem que ser absoluta. Não há liberdade de imprensa pela metade, relativizada. A relativização significa abrir uma frincha por onde a serpente da censura prévia se esgueira”, afirmou o ex-presidente do STF.

 

O jornalista e professor Steve Coll discursou sobre a importância do jornalismo investigativo e chamou a atenção para a lacuna que existe neste segmento. De acordo com Coll, “nunca se teve tanto acesso aos dados online, mas há poucos jornalistas profissionais para investigá-los”. Coll falou ainda sobre novas tecnologias e deu dicas para jovens jornalistas construírem o presente e se prepararem para o futuro.

 

No período da tarde, o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, participou do debate sobre “Consumo de mídia e jornalismo” ao lado do diretor de comunicação da Record, Celso Teixeira, do editor-chefe do Nexo, Conrado Corsalette, do diretor-executivo de jornalismo da CBN, Ricardo Gandour, e do representante da Editora Abril, Thomaz Souto Corrêa.

 

Tonet destacou a relevância dos veículos essenciais, como a televisão, o rádio e os jornais, para a disseminação de notícias apuradas e responsáveis.

 

O grande diferencial dos veículos é a credibilidade que eles trazem. Essas empresas se diferenciam porque têm endereço, corpo técnico e responsáveis, que assinam por elas. Então, os funcionários não vão praticar algo que possa ferir essa credibilidade”, disse Tonet.

 

A presidente do Instituto Palavra Aberta reforçou a importância desses veículos com os avanços tecnológicos.

 

Ainda temos a necessidade de avançar em educação midiática e digital para que os nativos digitais possam distinguir notícias falsas e discursos do ódio das notícias responsáveis e verdadeiras”, ressaltou Blanco.

 

O painel “Jornalismo investigativo” fechou o ciclo de palestras com a participação do presidente da Associação Nacional de Jornais, Marcelo Rech, e do presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Thiago Herdy.

 

Com informações da Abert

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