Techdays Recife fechou ano da Asserpe
O evento foi aberto com uma justa e emocionante homenagem a um de seus idealizadores, Edmilson Oliveira, falecido em setembro deste ano. Sua ex-esposa Ana Maria Oliveira leu uma mensagem de alento a todos os presentes que conheceram e conviveram com a inquietude e apoio a radiodifusão de Edmilson.
Em seguida, foi a vez da abertura oficial, feita pelo presidente da Asserpe, Cleo Nicéas e a apresentação da primeira palestra do Techdays Recife, com Oscar Piconez (Aesp), que apresentou: “Modernizando as suas técnicas você irá melhorar a sua comercialização”, por cerca de uma hora, Piconez falou de estratégias de venda no rádio, comportamento de anunciante e dicas de comercialização. “o mercado é como o mar, há peixe em todos os lugares, mas um bom pescador conhece sua região e por isso consegue encontrar peixes em lugares em que ninguém ainda pescou. Fuja dos lugares óbvios.
O rádio tem que estar na rua. Criticou também a postura dos radiodifusores em não informar o real faturamento, o que dificulta o posicionamento do veículo no bolo publicitário. Sugeriu o uso de ferramentas como manual de comercialização e respeitar o valor do rádio. Não se deveria variar o valor do comercial de acordo com o cliente. Hoje todo o mercado se conhece e o rádio acaba perdendo credibilidade. Deixe claro sua política de comercialização e sua tabela de preços.
Coisas simples mudam a visão do mercado da emissora. Um layout interessante e conteúdo objetivo ajudam bastante na comercialização. Procurar não personalizar o contato. Por exemplo, não usar [email protected] e sim [email protected] isso pode ajudar caso seu contato mude por algum motivo.
A segunda palestra do diretor jurídico da Abert, Cristiano Lobato Flores. Em sua palestra Cristiano Lobato falou de temas como a relação jurídica com aspectos ligados a radiodifusão como closed caption, áudio descrição e ressarcimento fiscal e os primeiros passos da migração do rádio AM. Além de lançar em Pernambuco o Projeto Mobilize, que tem o objetivo de viabilizar para as emissoras de rádio associadas a Abert e a Asserpe, a possibilidade das rádios terem seu aplicativo para mobile.
Segundo levantamento feito pela Abert para o Projeto Mobilize, apenas 1/3 das emissoras tem aplicativos para Mobile. Com isso o Projeto visa facilitar a criação desses aplicativos, integrados pela Abert e associações estaduais.
O Mobilize conta também, entre outras ferramentas, um chat online e com geolocalização do ouvinte. Com isso a emissora pode visualizar onde está sua audiência. Aplicativo + localizador. Renovação anual custará no máximo 1 salário mínimo. O projeto será lançado em 2015, mas as emissoras que tiverem interesse em participar devem encaminhar e-mail para [email protected]
Também foi comentado em sua apresentação sobre a campanha smart é ter rádio de graça no celular. De acordo com ele, de 2009 a 2013 houve queda de 75% de aparelhos de rádio em domicílios, no entanto o veículo não perdeu audiência. A receita do setor têm mantido seu crescimento anual acima de 10%.
Migração AM – De acordo com Dr. Cristiano em Pernambuco, das 33 emissoras que solicitaram a migração, 21 poderiam migrar agora, de acordo com avaliação da Anatel. O que ainda emperra o processo é indefinição do valor das outorgas.
Existem restrições para 5 municípios de Pernambuco para migração: Recife, Olinda, Garanhuns, Paulista e Caruaru. No entanto, o desligamento do canal analógico da Tv pode resolver tal questão em Recife e Região Metropolitana e Caruaru. No caso de Garanhuns o problema é limite de espaço. Data prevista para o swtch off 30/07/2017 – Recife e região metropolitana e 25/11/2018 no interior do estado.
Alerta – Dr. Cristiano fez um alerta importante. De acordo com estudos do MiniCom, 80% das emissoras não renovam sua outorga de forma correta. Hoje, existem mais de 50 processos de suspensão de outorga no Ministério, e caso essas outorgas sejam suspensas não há revogação da ação de forma jurídica. Por isso, ele deixou claro a necessidade das emissoras terem o cuidado na hora de renovar suas outorgas.
O dia seguiu com palestras como a de Marcello Costa (Playlist soluções – ipatinga/MG) sobre os Recursos inovadores para sua emissora; O som infinitamente mais puro – no rádio e na televisão. Michel Borges– Orbisonic – Gravataí/RS; O uso educativo do programa de rádio sintonia Sesc/Senac, com Adriana Vieira e A importância de um conteúdo vencedor para a sua rádio, com Robson Ferri – RF midia – São Paulo/SP.
No segundo dia de evento o destaque foi para a apresentação de Sergio Cavendish (Anatel – Recife/PE), com o Espaço aberto com a anatel – perguntas e respostas sobre fiscalização, penalizações, multas, trâmite de processos e outros assuntos de interesse. Muitos radiodifusores fizeram perguntas e conversaram com Cavendish sobre suas questões específicas das emissoras.
O evento foi encerrado ao meio-dia e à tarde foi feita a última Reunião Setorial da Asserpe, bem como o almoço de confraternização dos associados. 2014 foi um ano atípico por conta dos eventos esportivos como a Copa do Mundo no Brasil e as Eleições. Mas a Asserpe conseguiu manter suas metas e celebrar com seus associados mais um ano de sucesso. Que venha 2015.
Para ver mais fotos do evento clique no link abaixo:
Acesse: https://www.facebook.com/asserpe.asserpe/media_set?set=a.411885922303366.1073741852.100004458840405&type=1&pnref=story
Por Asserpe
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a Revista Radio e Negocios fechou???? Voces ainda estao vendendo coisas e nao estão entregando???? Estou tentando contato em todos os canais e ninguem responde. Qual será o caminho????????